Crédito: Gilberto Evangelista
Corpo de balé do FS5 será composto por dez profissionais que foram selecionados entre 44 bailarinos inscritos para a audição conduzida pela coreógrafa Cristina Perera
Os preparativos para a realização da 5ª edição do Festival Sinfônico estão a todo vapor. No último sábado (11), aconteceu, a convite da Orquestra Filarmônica de Brasília, a audição de dançarinos que irão compor o corpo de balé nas apresentações de Cinderella, de Sergei Prokofiev, em 17 de agosto, e Carmina Burana, de Carl Orff, em 07 de setembro, ambas com coreografia de Cristina Perera.
Registrando um grande número de inscrições, a seleção aconteceu no Centro de Dança de Brasília com 44 bailarinos dos mais diferentes estilos e idades, culminando na escolha de apenas dez profissionais. Todos partiram em iguais condições, uma vez que Cristina não buscava por padrões estéticos ou de dança, mas sim por “maturidade, profissionalismo e agilidade”, o tripé que ela considera essencial, o curto período de ensaios que virá pela frente, ou seja, de junho até as vésperas dos espetáculos, em agosto.
Diante de tantos potenciais talentos, a seletiva se estendeu por quase quatro horas. “O mais difícil para mim em uma audição é eu ser tocada pelos bailarinos. É ver quem eles são realmente. É isso que me interessa. Ver a pessoa! ”, enfatizou Perera após a audição. A coreógrafa ficou surpresa com a “a quantidade de pessoas que apareceram. Eu achei fenomenal. Nós tivemos quase 50 pessoas e, no final, foi ficando cada vez mais interessante porque elas foram se envolvendo mais”.
Dona de uma prestigiosa carreira internacional e residindo atualmente na Alemanha (onde leciona e coreografa na Tanzakademie Balance e na Universidade de Artes de Berlim), Cristina conta com uma habilidade incrível para transitar entre os estilos clássico, moderno, contemporâneo, Horton e Teatro de Dança (leia mais sobre ela clicando neste link). Baseada em sua grande experiência, ela pretende criar duas coreografias autorais inéditas para encantar o público brasiliense. Provocada sobre a certeza de que a 5ª edição do Festival Sinfônico terá um belo espetáculo, ela não titubeou em responder: “Sim, teremos um excelente espetáculo, e eu já quero começar a trabalhar amanhã mesmo”.
Vale destacar ainda que a 5ª edição do Festival Sinfônico está marcada para os dias 17, 24, 31 de agosto e 7 de setembro. Apresentado pela Lei de Incentivo à Cultura e Shell, com patrocínio do Grupo Santa, sendo realizado pela AMABRA e pelo Governo Federal, o FS5 tem como regente do Maestro Thiago Francis da Orquestra Filarmônica de Brasília (OFB). Para esta edição, a ideia é seguir a fórmula de sucesso dos anos anteriores, trazendo como diferencial a participação de grandes artistas nacionais e internacionais para dividir o palco em apresentações únicas e emocionantes. Entre seus principais objetivos está a popularização e o maior acesso à música clássica.
Comments